top of page
DALL·E 2024-06-06 07.55.09 - A simple surreal landscape background inspired by the styles

Psicoterapia

              Em nossa abordagem terapêutica, reconhecemos a singularidade das trajetórias de vida que conduzem à busca por apoio psicológico. A seguir, exploramos três fundamentos que norteiam nossa compreensão do funcionamento psíquico e orientam cada sessão.

                     1) A Natureza dos Conflitos Inconscientes:

             Partimos do princípio de que muitos dos problemas psíquicos mais profundos têm origem em conflitos inconscientes. O funcionamento humano é composto por camadas complexas que, muitas vezes, levamos tempo para compreender plenamente e sobre as quais demoramos a tomar consciência. Esses problemas não são de fácil acesso, pois os mecanismos que desenvolvemos para nos proteger da dor também dificultam a possibilidade de mudança. É um processo que requer tempo e paciência para desmantelar essas barreiras e permitir uma verdadeira transformação interior.

                     2)Padrões de Comportamento e a Influência do Passado:

             Muitas das formas de enfrentamento que utilizamos na vida adulta são reatualizações de mecanismos aprendidos durante o desenvolvimento infantil. Esses comportamentos foram moldados a partir das interações com familiares e outras figuras significativas, sendo possivelmente adaptados em algum momento para satisfazer necessidades afetivas fundamentais. No entanto, tais mecanismos podem se tornar disfuncionais, perpetuando padrões de sofrimento e restringindo o fluxo do desejo. A terapia oferece a oportunidade de desconstruir esses modos patológicos de operar, promovendo novas formas de contato e expressão. Um elemento essencial para uma psicoterapia eficaz é o desenvolvimento de uma aliança terapêutica única, onde o desconforto pode ser confrontado em um ambiente sigiloso e de confiança.

                    3)A Singularidade de Cada Indivíduo e Abordagens Terapêuticas:

            Cada pessoa é única e, portanto, demandamos abordagens terapêuticas distintas. A relação terapêutica deve ser construída de forma singular, adaptada às necessidades específicas de cada paciente. O processo terapêutico pode incluir confrontações, metáforas, sonhos, mitos, imagens mentais, entre outras ferramentas, conforme o que for mais adequado para cada caso. Nossa abordagem baseia-se em uma visão ontológica da psicanálise, sem descartar as valiosas contribuições de outras escolas de pensamento que ajudam a explorar as profundezas do inconsciente. Por isso, utilizamos ferramentas das Clínicas Fenomenológicas, como a Gestalt Terapia, além de nos inspirarmos na Psicanálise Freudiana e Lacaniana.

1_edited_edited_edited_edited.png

Agende 1ª Conversa Sem Custo

1_edited.jpg

Psicólogos

Foto Perfil WhatsApp_edited_edited_edite

Psicólogo e psicanalista Brasileiro/Italiano, viveu em três continentes e possui experiência clínica em diversos contextos culturais e auxiliando pessoas com os desafios emocionais da migração e da adaptação a novos ambientes.

Sua trajetória profissional é voltada ao atendimento de pessoas que enfrentam ansiedade, depressão, trauma e burnout. Atuou em organizações que oferecem apoio psicossocial a populações que vivenciam questões relacionadas a gênero, sexualidade, masculinidade e experiências traumáticas.

Atendimentos online e presenciais na Holanda.

WhatsApp Image 2025-03-16 at 22_edited_e

Graduada em Psicologia pela Universidade do Chile, com uma pós-graduação em clínica psicanalítica de adultos. Ao longo de sua experiência profissional, especializou-se no acompanhamento de pessoas que enfrentam traumas, ansiedade, luto migratório e violência de gênero.

Interessada nas interseções entre a psicoterapia, a literatura, os estudos de gênero e o campo cultural, seu enfoque está em construir, junto com cada paciente, um espaço próprio, livre de julgamentos e acolhedor, onde a diferença e o sofrimento singular de cada pessoa sejam respeitados.

 

Atendimentos presenciais na Holanda e online.

Paulo Olivier

WhatsApp Image 2025-02-13 at 11.11_edite

Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Antropologia Social (UFSC). Participante do programa em formação permanente em psicanálise na instituição Maiêutica Florianópolis.

Atua como psicanalista, refletindo em torno do inconsciente em seus múltiplos diálogos transversais com as questões referentes aos campos da Antropologia, Literatura e Filosofia da Diferença.

 

Atendimentos presenciais em Florianópolis/SC e online.

bottom of page